quinta-feira, março 05, 2009

Memórias de Viagem




Lembrei-me disto agora, ao ler qualquer coisa do género num jornal.

A primeira vez que fui sozinha a Marrocos, ia integrada numa viagem de agência e portanto éramos muitas pessoas, quase todas portuguesas, mas que eu não conhecia. Como o guia passava todo o tempo a atirar-se a mim, punha-me sempre nos melhores hotéis, ou seja, naqueles onde ele próprio ficava, excepto em Marrakech e, claro, em Tânger, onde fiquei sozinha no hotel.

Em Marrakech passeámos num incrível mercado ao ar livre, acompanhados do tal guia.

Havia no mercado: encantadores de serpentes, encantadores de escorpiões (que horror!), dentistas com as dentaduras espalhadas pelo chão, contadores de histórias e músicos cegos. Dizem que cegavam os músicos, para eles poderrem tocar nos haréns sem verem as belas donas. Não sei se era melhor ou pior do que castrá-los, mas tudo isto nos parece invenção e mito. Nunca cheguei a saber se era verdade.

Sei que ninguém me ofereceu camelos, apenas me fizeram as vulgares propostas que faziam os portugueses e outros. Explicaram-me que isso dos camelos era uma brincadeira entre eles: gente da cidade há séculos que não usa camelos como moeda de troca, claro. Para que serve um camelo numa cidade moderna? Mas eles costumam propor casamento a uma mulher, oferecendo-lhe em troca (em troca de quê?) 20 ou 30 camelos. Enfim, gostam de dizer piropos e apreciam particularmente a pele muito branca.

Nessa noite, fomos a um sítio onde havia uns comeres e beberes e mais umas corridas de camelos e mais não sei quê, tudo para turistas...
Eu nessa época pesava 45 Kilos, medindo cerca de 1 metro e 70 cm, não se assustem com a fotografia. É uma foto do Sec. XX, uma época atrasada.
Mesmo assim magérrima, sempre gostei de comer e não era esquisita, apenas acontece que comia pouquíssimo. A comida era óptima, tudo o resto não prestava, incluindo os portugueses ignorantes e os marroquinos ignorantes e o parvo do guia, pensava eu nessa época.
Eis senão quando... Vêm uns tipos com umas serpentes giríssimas. Para nos assustarem, esfregavam o focinho da serpente, se calhar não se diz focinho, talvez a "fácies da serpe" na nossa cara. É claro que ninguém esperava por tal coisa e tudo fugia a sete pés.

Fiquei a observar: as serpentes eram giras. Parecia-me altamente improvável que as deixassem picarem-nos, deixando-nos morrer envenenados após terrível sofrimento, indo nós numa vulgar visita turística, podendo a agência perder todos os fregueses se tal coisa acontecesse.
Com este raciocício, não exactamente frio, mas gelado, se considerarmos geladas e frias as pessoas que usam mais o cérebro do que outro órgão qualquer, aí vou eu. Pedi ao rapaz que me deixasse tirar uma fotografia com a serpente enrolada ao pescoço. O moço pediu ao chefe que, um pouco espantado, lá deixou.
Só muitos meses depois estive quase a desmaiar, ao ver, no Jardim Zoológico de Lisboa, uma serpente quase igual àquela, indicada como venenosamente mortífera.
Confesso que, na ocasião, não perguntei esse tipo de pormenor, apenas senti um "frisson" ao sentir-me envolvida em muitos sítios do corpo ao mesmo tempo por uma sensação macia e morna (nem quente nem gelada) provocada por um animal de sangue frio, numa sufocante noite de Estio, com uma temperatura de quarenta e cinco graus centígrados. Uma noite que estaria estragada irremediavelmente, não fosse este exótico incidente. Ainda guardo na pele a memória exacta dessa sensação, sem semelhança com qualquer outra.
No dia seguinte, perguntaram-me se não tinha andado toda a noite a pé, a procurar serpentes debaixo da cama.
- Não, realmente dormi a noite dum sono, depois daquela viagem cansativa e poeirenta através do deserto.
Tenho uma prima, dona de casa sensata, que me acusa de não ter a noção do perigo. Aqui declaro: não tenho a noção do perigo que costuma ter uma dona de casa sensata.
Cenas dos próximos capítulos: depois se verá (não perca).

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem escrito!! e muito interessante!!

Maria