terça-feira, abril 14, 2009

Andorinhas-das-chaminés

 

 

 


Estas duas andorinhas-das-chaminés, macho e fémea, construiram um ninho por debaixo de um toldo do café não sei do quê, uma mercearia que fechou há tempos, no lugar de Espiunca, concelho de Arouca. O que lhes interessa é que o ninho fique abrigado da chuva e demais intempéries.
São lindíssimas, com a cabeça e o pescocinho cor-de-laranja, eu pensava que as andorinhas eram só pretas e brancas.
Ainda não tenho uma máquina fotográfica imensa e pesando 20 Kilos, mas esta pequenininha da Canon serve e não dá nas vistas...
Posted by Picasa

São tão lindos e tão puros,os pássaros!!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

Andarilha disse...

Lindos! São lindos.

Anônimo disse...

Lembraste daquele desaterro que fizeram onde era o antigo cemitério e eu te disse que lá costumva haver ninhos de andorinha?
Na 2.ª feira havia cerca de 30 andorinhas naquela zona à procura dos ninhos antigos fazendo uma chilreada enorme, pois nidificam sempre no mesmo ninho,com pequenos arranjos pontuais. Passados dois dias, na ribánceira de terra que ficou, já tinham escavado cerca de 15 buracos e andam atarefadissimas a levar materiais para forrar os novos ninhos.
Foi um espectáculo digno de se apreciar e que espantou muita gente. São andorinhas dos beirais, que são mais pequenas que estas e só pretas e brancas.
É o previlégio que tem quem mora no campo.

Um abraço

Intebe

Nadinha disse...

Gostava de ter visto e também de ter fotografado.
Há momentos mágicos como esse, que de facto são mais frquentes no campo, embora as aves e outros animais também emigrem para a cidade.
Sobretudo a partilha de momentos desse género só é possível em terras mais pequenas.