sábado, abril 25, 2009

O Bosco Deleitoso

O Bosco Deleitoso, ou Bosque Deleitoso, é uma das obras místicas escritas no Mosteiro de Alcobaça entre os finais do século XIV e o início do século XV. Cerca de setenta capítulos transcrevem a tradução da obra de Petrarca De Vita Solitaria. Os últimos quarenta e seis capítulos são originais. O Bosco Deleitoso foi impresso em Lisboa em 1515.


A vida activa usa bem e com justiça as coisas do mundo, mas a vida contemplativa renuncia ao mundo, voltando-se somente para Deus. Sendo «vaga de todo o negócio», é capaz de sentir o sabor do paraíso dentro da alma. No entanto, a vida activa é boa, sendo justamente considerada como degrau pelo qual se ascende, com a graça divina, à vida contemplativa
Vide aqui


É uma obra interessante, embora inclua a obra de Petrarca, ou até por isso mesmo, dado que não existia nessa época o conceito de autoria que conhecemos. Se calhar, o anónimo resolveu copiar a obra como copista, mas acrescentou umas coisas da sua lavra e pronto.
Quanto ao Bosco Deleitoso das fotografias do post anterior, só existem actualmente em Portugal dois tipos de bosco: os matagais como aqueles que fotografei e onde não cabe ser humano, até porque são quase a pique nas ribas do Douro (região) neste caso, ou os locais habitáveis e que seriam aprazíveis se não estivessem cobertos de lixo, nesta mania nacional de deixar o lixo espalhada por toda a parte, mesmo que fique lá para sempre.
Isto nem tem muito a ver com ecologia, tem a ver com sentido estético e limpeza.

Nenhum comentário: