terça-feira, julho 29, 2008

Dacia Maraini

Nunca falei aqui de uma das minhas escritoras favoritas, a italiana Dacia Maraini, que leio no original. Creio que em português só existe um livro dela: A Longa Vida De Mariana Ucria.




Foi o primeiro romance que li em Italiano, sem nunca ter estudado a língua. A princípio percebi mal e no fundo acabei por ler outra história que não aquela. No fim voltei ao princípio e li a história verdadeira.




É um livro realmente fantástico, sobre uma surda-muda que comunica por escrito numa época em que ainda poucas pessoas sabiam escrever. Às vezes com alguma ironia, a autora mostra as possibilidades e os limites da comunicação por escrito, assim como o facto de a indiferença ou distracção se manifestar muito mais desta forma. Aborda muitas outras questões para além desta. É original no verdadeiro sentido da palavra. Acaba também por ser muito actual, pois hoje comunicamos muito por escrito, em frases curtas, como faziam com ela.




Descubro agora com prazer que essa grande escritora tem um forum no qual responde publicamente aos mails que lhe enviam, também publicamente. Não conheço nenhum outro escritor que faça isso...

Ver Aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante! Deixarei meus passinhos por lá.

Andarilha