sábado, julho 26, 2008

Ainda a propósito do romance histórico

Tenho reflectido sobre isto, como se vê no post anterior e em outros.

Creio que evoluí e já entendi alguma coisa. Oiçam.

Há uns anos atrás, falando para pessoas muito jovens, contei a lenda de Pedro e Inês. Tenho jeito para contar histórias e estavam todos enleados no meu discurso.

- E então, segundo dizem, D. Pedro arrancou o coração dos matadores de Inês. A um, arrancou-lhe o coração pela frente, pelo peito, a outro arrancou-lho pelas costas.

Seguiu-se um silêncio. Estava tudo a imaginar isto, enquanto as minhas palavras ressoavam misteriosamente nos ouvidos atentos. De repente uma jovem põe o braço no ar, com o ar mais inocente deste mundo.
- Desculpe, posso fazer uma pergunta?
- Sim.
- Mas antes de arrancar os corações dessa maneira, D. Pedro deu-lhes anestesia geral?

Após as gargalhadas que se seguiram a esta pergunta e por causa delas, creio que demorei muito tempo a compreendê-la.

Compreendo-a agora bem, ao ler romances históricos e ao perguntar a razão por que certos temas e sobretudo certas personagens históricas não servem. É por isto, claro.

Vasco da Gama aprisionou centenas de inofensivos pescadores indianos nas costas da Índia. Devolveu depois a terra os respectivos barcos carregados com o seguinte: as cabeças, as mãos e os pés.

É caso para perguntar: seria o nosso herói um "serial killer", ou ter-lhes-á dado anestesia geral? E distribuido calmantes e anti-depressivos para os familiares e amigos que encontraram estes achados trazidos pelo mar? Os padres da Inquisição, antes de queimarem as pessoas vivas davam-lhes anestesia geral? Então, como entender a sua caridade cristã? Pensavam que era melhor arder aqui na terra do que arder nas penas do Inferno... mas ninguém está preparado para se identificar ou para venerar heróis que, aos olhos modernos, só podem ser comparados aos serial killers e aos filmes "Silêncio dos Inocentes", etc... Espero que vocês entendam o que eu quero dizer, pois frequentemente as pessoas não entendem as minhas ideias.

Os romances históricos nunca mostram estas brutalidades nas personagens que veneram, dado que a nossa mentalidade não entende estas coisas. E os grandes autores, como a Isabel Allende ou a Rosa Mantero fazem questão absoluta de dizer que aquilo que escrevem não é romance histórico. Embora pareça...

Um dos nossos mitos urbanos diz-nos que nunca houve tanta violência como agora. A mim parece-me que nunca houve tão pouca. Nem tão mal aceite, a pouca que há. Refiro-me à realidade propriamente dita.

Nenhum comentário: