Sai Baba é um grande santo indiano, que fez o sincretismo religioso entre a religião hindu e a muçulmana. Morreu em 1918.
Esta imagem encontra-se por toda a parte na Índia, em pequenos templos nas ruas, em paredes de edifícios, talvez de instituições, etc. Algumas são de porcelana branca ou de mármore branco.
Os discípulos consideravam-no a encarnação do deus Xiva ou de um outro deus menos conhecido. Vários dos seus discípulos são também considerados santos. Não dava valor aos bens perecíveis, vivendo para a espiritualidade.
Tem um mantra próprio (espécie de oração que se diz repetidas vezes) : OM SAI RAM
SAI significa Deus Mãe e RAM significa Deus Pai.
(Há um outro Sai Baba, que se diz a sua reencarnação, nascido em 1926, falecido em 2011, mas recaem sobre eles muitas suspeitas e acusações, apenas proferidas por americanos e ingleses, pois este último foi venerado no mundo inteiro.)
Enquanto a imagem deste ressuma espiritualidade e bondade, a foto do 2º, facilmente encontrável na net, não tem nada a ver, nem se parece nada. Mas vivemos num tempo em que os poucos que são admirados, são logo postos na lama por alguns jornalistas.