Acabei de ler, tendo-o feito com imenso prazer, o livro"O Imperador de Portugal" de Selma Lagerlof, escritora sueca e prémio Nobel da Literatura. Podemos pensar que é mais fácil para uma pessoa sueca ganhar esse prémio, mas muitos o mereceram menos do que ela. Já conhecia um seu livro, algo infantil "A maravilhosa viagem de Nils Holgersson através da Suécia" de que também gostei.
O título deste despertou-me a curiosidade e incentivou-me a comprá-lo o estar ele em saldo na Bertrand.
A personagem principal é um pobre lavrador sem terra sueco, que imagina o reino de Portugal como sendo um lugar de paz, de riqueza, de concórdia, etc. Não fala do nosso país como um lugar real, mas sim como algo de imaginário e mítico.
A acção central é o amor incondicional e exclusivo deste homem pela sua filha muito bela, chamada Clara Bela.
E mais não digo, a não ser que existe a evocação de um passado rural e o despertar de sensações que nós não sabemos de onde nos vêm, nem sabemos como podemos recordar algo que não foi nunca vivido por nós... mas a grande literatura é assim.
Construções agrárias antigas
Há 2 meses
Um comentário:
Já li esse livro há uns 2 anos e ainda o tenho na memória...Mas sabe que eu pensava, pelo título, que iria deparar com um enredo histórico? do género: relações "diplomáticas" Suécia-Portugal? e nada disso!!
Maria
Postar um comentário