sábado, abril 25, 2009

O Bosco Deleitoso

O Bosco Deleitoso, ou Bosque Deleitoso, é uma das obras místicas escritas no Mosteiro de Alcobaça entre os finais do século XIV e o início do século XV. Cerca de setenta capítulos transcrevem a tradução da obra de Petrarca De Vita Solitaria. Os últimos quarenta e seis capítulos são originais. O Bosco Deleitoso foi impresso em Lisboa em 1515.


A vida activa usa bem e com justiça as coisas do mundo, mas a vida contemplativa renuncia ao mundo, voltando-se somente para Deus. Sendo «vaga de todo o negócio», é capaz de sentir o sabor do paraíso dentro da alma. No entanto, a vida activa é boa, sendo justamente considerada como degrau pelo qual se ascende, com a graça divina, à vida contemplativa
Vide aqui


É uma obra interessante, embora inclua a obra de Petrarca, ou até por isso mesmo, dado que não existia nessa época o conceito de autoria que conhecemos. Se calhar, o anónimo resolveu copiar a obra como copista, mas acrescentou umas coisas da sua lavra e pronto.
Quanto ao Bosco Deleitoso das fotografias do post anterior, só existem actualmente em Portugal dois tipos de bosco: os matagais como aqueles que fotografei e onde não cabe ser humano, até porque são quase a pique nas ribas do Douro (região) neste caso, ou os locais habitáveis e que seriam aprazíveis se não estivessem cobertos de lixo, nesta mania nacional de deixar o lixo espalhada por toda a parte, mesmo que fique lá para sempre.
Isto nem tem muito a ver com ecologia, tem a ver com sentido estético e limpeza.

quarta-feira, abril 22, 2009

Bosco Deleitoso

 

 

Ponte da Bateira. Rio Paiva
Castelo de Paiva
Posted by Picasa

Quem sabe o que é o Boosco Deleitoso?

domingo, abril 19, 2009

Papoilas

 
Posted by Picasa

terça-feira, abril 14, 2009

Andorinhas-das-chaminés

 

 

 


Estas duas andorinhas-das-chaminés, macho e fémea, construiram um ninho por debaixo de um toldo do café não sei do quê, uma mercearia que fechou há tempos, no lugar de Espiunca, concelho de Arouca. O que lhes interessa é que o ninho fique abrigado da chuva e demais intempéries.
São lindíssimas, com a cabeça e o pescocinho cor-de-laranja, eu pensava que as andorinhas eram só pretas e brancas.
Ainda não tenho uma máquina fotográfica imensa e pesando 20 Kilos, mas esta pequenininha da Canon serve e não dá nas vistas...
Posted by Picasa

São tão lindos e tão puros,os pássaros!!!!!!!!!!!!!!

sábado, abril 11, 2009

 

 

 


A princípio tive pena, depois descobri que é muito amado.
Quando perguntei aos vizinhos da casa que espécie de pássaro era aquele, entendi claramente que era um pássaro muito importante para todos eles.
Um canário Isabela, talvez um cruzamente do canário com pintassilgo, ou então com verdilhão.
Sendo que anima os dias monótonos e os outros daqueles que o ouvem cantar como um anjo, a sua missão é a de ser muito amado e de dar algo em troca... a liberdade, o canto... quem sabe mais o quê?!
Tal como alguns de entre nós.
Posted by Picasa

sábado, abril 04, 2009

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

sexta-feira, abril 03, 2009

Canto para os pássaros



Agora desejo cantar para os pássaros.
(Sinto orgulho nesta fotografia que tirei aqui em Alcochete. Depois mostro mais.)
A americana Lori escreveu no seu blogue Chattoyance que a Nádia (eu) é uma fotógrafa misteriosa que, tal como a terra portuguesa, canta canções para o mar.(Está escrito em inglês, claro, do lado direito do blogue.)
Então agora canto, com a máquina fotográfica e com a alma, para o mar e para os pássaros.